A equipe do Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com a Escola Municipal Vereador Vicente Kochany, de Almirante Tamandaré-PR, reuniu no dia 20 de outubro professores, alunos e funcionários para um encontro de mobilização e sensibilização do Comitê Multidisciplinar do Projeto Territoriar, um ano após sua finalização.

Juntos puderam relembrar algumas ações realizadas na primeira etapa do Territoriar e pensar ações futuras para a sustentabilidade do projeto. Em seguida, a fim de fortalecer a trajetória dos participantes no projeto, familiares se juntaram ao comitê para assistirem o Documentário “Territoriar – Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens”. O encontro também marcou a entrega das publicações que registram o percurso formativo da escola.

O projeto de ressignificação na escola

Durante a primeira etapa do projeto Territoriar, os debates e a análise das sugestões elencadas trouxeram à tona preocupações comuns à grande parte das pessoas: o refeitório, alocado em um corredor exposto à ação do vento; e a ausência de local apropriado para a realização de aulas de artes e atividades diferenciadas. Estas análises foram determinantes e resultaram na escolha do lugar a ser priorizado para a intervenção arquitetônica.

A criação de uma sala multiuso que pudesse abranger a função de refeitório, sala de atividades e de reuniões foi a alternativa mais viável para atender a inúmeras necessidades. O espaço anterior do refeitório foi ampliado com o espaço de uma sala de aula, resultando em um grande espaço para práticas diversas.

Esta sala é composta por mobiliários que inspiram o trabalho em equipe e o conforto com iluminação e ventilação adequadas, paredes coloridas e peitoril baixo das janelas que permitem a visualização do entorno. Além desta, a ressignificação também contemplou outra sala multimeios que estava com restrições de uso e teve suas paredes finalizadas com reboco, pintura e novo layout. A ressignificação deste espaço motivou novas atividades com as crianças que permanecem na escola por mais de um período no dia.