O Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com a Escola Municipal Barão de Mauá, de Colombo-PR, realizou no dia 10 de novembro o lançamento do documentário “Territoriar – Ambientes Educativo Inspiram Novas Aprendizagens”, que ocorreu junto com a Mostra de Talentos organizada pela escola.  Na ocasião, também foram apresentadas as duas publicações que registram o percurso formativo do projeto na escola.

No dia 21 de outubro, com participação de 40 profissionais da educação, o projeto também realizou uma formação com o arte-educador Nélio Spréa, que trouxe para o grupo diversas brincadeiras de mãos e jogos de roda, refletindo a necessidade de dinamizar os ambientes pedagógicos, as formas de aprendizagens e trazendo elementos do território para dentro do currículo pedagógico.

Ressignificação de Ambiente

O Comitê demonstrou reocupação em contemplar a maioria dos participantes de sua comunidade escolar e a forma que encontrou para que isto acontecesse. O parque e a área de convivência foram muito citados, principalmente pela má pouca conservação e também pela falta de espaço físico para comportar o número de educandos matriculados.

Outro lugar muito citado e que também recebeu intervenção foi a quadra. A pintura do piso foi renovada e facilitou a promoção da prática de diversos esportes. As ações realizadas na escola fomentaram a promoção de aprendizagens através do brincar, da convivência entre todas as idades e da prática de esportes e atividades físicas por meio de atividades livres ou direcionadas.

No 5º Comitê Multidisciplinar o grupo iniciou a ressignificação da biblioteca, outro espaço eleito como prioridade, fazendo a limpeza do local, classificando os livros e ressignificando o quadro com tecido cru para que seja usado em contação de histórias.

Esta ação é uma iniciativa de intervenção que permanece nos planos de articulação e sustentabilidade a ser desenvolvido pelo comitê multidisciplinar e demais parceiros no futuro.