A Escola Municipal Mirta Naves Prodóscimo, de Almirante Tamandaré-PR, recebeu novamente a equipe do Projeto Territoriar no dia 11 de novembro para um encontro formativo e para a exibição do Documentário “Territoriar – Ambientes Educativos Inspiram Novas Aprendizagens”.

Lançamento do Documentário e Formação

Aproximadamente 40 pessoas, entre professores, gestores, equipe de apoio, pais e crianças assistiram o documentário e integraram a manhã de formação conduzido por Leandro Medina. Juntos relembraram brincadeiras e puderam refletir sobre a importância de se levar para dentro das escola a cultura popular, por meio de brincadeiras e contação de histórias.

O projeto de ressignificação na escola

 Na primeira etapa do projeto, o Comitê da escola elencou como urgente a necessidade do aumento de espaço físico para a realização de aulas. Para que isso fosse possível, parte do espaço que era utilizado como pátio se transformou em uma nova sala de aula. Para que o lazer não fosse comprometido, espaços destinados às práticas foram repensados, inclusive aproveitando a nova parede levantada no ambiente, que teve pintura em tinta de quadro negro, possibilitando livre expressão às crianças.

A nova sala planejada considerou a autonomia e a participação com janelas amplas que dão visão ao parque e mobiliários de acordo com a faixa etária das crianças. A ressignificação atingiu outras partes da escola com a adequação das salas existentes, recebendo nova pintura interna, com mais cores e novo mobiliário na altura das crianças. Os educadores têm mais opções de composição para experimentar novas metodologias, com mobiliários versáteis que aproximados podem formar uma mesa para trabalho em conjunto, por exemplo. Além disso, a unidade recebeu um novo portão de entrada que reforçou a segurança da comunidade escolar.