O projeto Territoriar realizou neste ano a sua 3ª etapa, com o objetivo de acompanhar os resultados alcançados nas duas edições anteriores e fortalecer as ações em desenvolvimento nos municípios participantes. Para celebrar a finalização das atividades em Almirante Tamandaré (PR), o Centro Marista de Defesa da Infância, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade, promoveu nesta terça-feira (6/11) o seminário “Educação Integral e os Territórios dos Saberes”, no Centro Educacional Marista Ecológica. Estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais e diferentes profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, especialmente educadores e diretores da rede pública de educação dos municípios de Almirante Tamandaré e Campo Magro.

O evento começou com apresentações culturais proporcionadas pelos educandos da Ecológica, e, em seguida, o público teve a oportunidade de conhecer o projeto Territoriar, assim como seus resultados, por meio de uma apresentação feita pela gerente do Centro de Defesa, Bárbara Pimpão. Na ocasião, Bárbara fez a entrega de um relatório técnico para o secretário de Educação e Cultura Jucie Parreira, com informações sobre a execução do projeto nas três escolas participantes: Mirta Naves Prodóscimo, Vereador Vicente Kochany e Ângela Antonia Misga de Oliveira. Depois de um breve intervalo, a programação seguiu com a palestra da psicóloga Natacha Costa, diretora dos projetos Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referência em Educação Integral.

No período da tarde ocorreram novas apresentações culturais, além da partilha de boas práticas em desenvolvimento em Almirante Tamandaré, entre elas: Os desafios e a Necessidade de Inclusão; Educação e a Importância do Voluntariado em Projetos Sociais; Matemática no Bairro; a Hora é Nossa; Histórias sobre Rodas; Projeto quem estuda na EJA; Agentes da Leitura; Culinária como ferramenta pedagógica; fotografia: O Lugar onde Vivo; Programa Saúde Nas Escolas; SOS Animais.

Até o final deste ano, uma publicação digital com os principais temas abordados no projeto será lançada para acesso público.